Nome trampolim

Histórico

O Instituto Trampolim surgiu em dezembro de 2016, através da mudança do nome e da alteração do Estatuto do Instituto Águia de Ouro da Região dos inconfidentes, que foi fundada em 1999, com objetivo de desenvolver projeto social através do esporte, na comunidade do Morro São Sebastião e comunidades vizinhas, hoje estamos trabalhando em um galpão que pertence a prefeitura, localizado na rua Desiderio de Matos, s/n – Bairro Caminho Da Fábrica – Ouro Preto.

A modalidade de Ginástica de Trampolim foi idealizada em Ouro Preto em 1999 no Clube OPTC, pelo Professor Estácio Fonseca da Costa, passando a fazer parte de um programa “Medalha de Ouro” criado em junho de 2002, pela Dra. Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque, Juíza da Infância e Juventude, que convidou o professor para ingressar seu projeto de Ginástica de Trampolim no Programa, com o intuito principal de acolher crianças e adolescentes, garantindo a educação da prática esportiva sadia, integração, qualidade de vida, cultura e lazer.

A prefeitura de Ouro Preto, tem sido nossa maior parceira, desde a criação do programa a Prefeitura de Ouro Preto. Em 2009 a 2016, a Fundação Aleijadinho passou a ser a gestora do projeto e em 2017 a prefeitura passou a parceria para o Instituto Trampolim, passando a ser a nova administradora do projeto.

Desde a existência do projeto, muitos alunos se destacaram, surgiram talentos a nível de competições, tendo sua primeira participação em campeonatos estadual, nacional e internacional a partir de 2005. O Projeto representou o Brasil em 13 países: Holanda, Argentina, EUA, Canada´, Portugal, Bulgária, Rússia, França, Inglaterra, Dinamarca, Colômbia, México, Bolívia. Obtivemos 3 grandes resultados no campeonato Mundial por idades: 3º lugar na França 2010, com Atleta Alice Hellem Gomes, 2º lugar na Inglaterra 2011 com Breno Lucas de Paula e 3º lugar no EUA 2014, com Lucas Henrique Sotero do Nascimento.

O Instituto Trampolim é uma entidade sem fins lucrativos, em busca do crescimento desta instituição, declarada de utilidade pública na esfera municipal, que desenvolverá as modalidades da Federação Internacional de Ginástica (FIG), principalmente o Esporte Ginástica de Trampolim para Crianças e adolescentes do município e região.